15/04/2011

O professor como mediador do Saber

O papel do Professor Mediador


Autor: Wanderlea Santana de Oliveira

Ao ensinarmos ao aluno o conhecimento sistemático , ensinamos o que ele não pode compreender ou vivenciar sozinho. O ensino é fundamental na apropriação  e reelaboração dos conceitos cientificos e sociais . A aprendizagem obtida na escola é uma força poderosa que direciona o desenvolvimento. Na sua função de ensinar e aprender, a escola cumpre seu papel junto á sociedade.

A escola propulsiona mudanças nos sujeitos sociais sendo a mediadora do conhecimento .

É através da interação dialógica professor-aluno que esse conhecimento é organizado e sistematizado. Nesse processo, o aluno assume o papel de aprendiz ativo e participante.

O professor é responsável por socializar o saber a todos os alunos, lutando pela permanência de todos na escola, independente da origem. O professor mediador promove interações, trabalha a heterogeneidade com diálogo e respeito, desperta nos alunos a vontade de aprender num processo de descoberta, produção, troca e cooperação.

Essa perspectiva exige novos olhares, tanto de ponto de vista dos professores quanto dos alunos. O aluno vê o professor como parceiro na construção de seu conhecimento e precisa enxergar em sí próprio e os seus colegas como colaboradores.

A mediação pedagógica busca abrir um caminho à novas relações do aluno: com os materiais, com o próprio contexto, com outros textos , com seus companheiros de aprendizagem, incluindo o professor, consigo mesmo e com seu futuro.

"O grande desafio foi, e penso que continua sendo, em qualquer trabalho educativo, aprender a esperar o movimento do outro, o seu tempo de elaboração, e a respeitar as elaboraçãoes desse outro. [...] Resistir à tentação de impor o caminho que pareça melhor, não só aos nossos próprios objetivos, mas também para o(s) outro(s). E nesse jogo, a busca do equilíbrio entre evitar a imposição de autoritarismos, sem resvalar para uma postura de falsa neutralidade diante das contradições observadas. (FONTANA, 1996, p.38)"

O professor mediador não transmite conhecimento como se estivese pronto e acabado, favorece o encontro com  novos conceitos e contextos diversos. Ele faz sobressair o papel do aluno e o fortalece como sujeito na aquisição de seu conhecimento e objetivos, proporcionando-lhe elementos com os quais ele deverá trabalhar para crescer e se desenvolver como ser humano.
http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-papel-do-professor-mediador-3738990.html

Perfil do Autor

Wanderléa Santana de Oliveira e Maria Josiana Alves,Professoras da rede estadual de ensino.-Nova Olímpia-Mt
 

Nenhum comentário: