Pedro II



APRESENTAÇÃO
Prezado aluno,


O material que você tem em mãos foi elaborado para atender a todas as suas necessidades no que se relaciona ao preparatório para o 6º ano do Colégio Pedro II.
Nosso material foi elaborado com base no edital proposto e está dividindo em 2 seções:
I.                    Exposição dos conteúdos;
II.                Aplicação dos conteúdos.

Na segunda seção, você encontrará uma série de questões relacionadas aos assuntos ministrados, por ordem de dificuldade, do mais fácil para o mais complexo. As questões foram elaboradas tomando por bases o modelo de questão proposto nas últimas avaliações do presente concurso.
Antes, comecemos conhecendo o que será cobrado na prova de Matemática:
I – Números:
 1. Decompor um número natural em diferentes classes e ordens; aplicar o conceito de valor posicional;
2.  Ler, escrever e ordenar números naturais ou fracionários (inclusive na forma decimal);
3.  Representar frações; utilizar o  conceito de equivalência de frações; 4. Reconhecer quantidades expressas em porcentagem; relacionar a parte e o todo  em termos percentuais.
II – Operações: 1. Efetuar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais;
2. Efetuar as operações de adição e subtração com números fracionários (inclusive na forma decimal);
3.  Efetuar operações de multiplicação na forma decimal; 4. Aplicar as quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), bem como suas propriedades, na resolução de problemas; 5.  Utilizar os conceitos de múltiplo e divisor de um número natural, Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC) na resolução de problemas.
III – Medidas: 1. Utilizar as unidades de medida de comprimento, de massa, de área e de capacidade mais usuais na resolução de problemas (sistema métrico decimal);
2. Utilizar as unidades de medida de tempo: milênio, século, década, ano, mês, semana, dia, hora, minuto e segundo;
3.  Estabelecer relações entre as unidades de medida de comprimento, de massa, de área, de capacidade e de tempo, fazendo transformações entre as mesmas;
4.  Identificar a unidade de medida mais adequada a ser utilizada em determinada medição;
5.  Operar com o sistema monetário nacional em vigor.
IV – Espaço e Forma: 1. Aplicar os conceitos de perímetro e de área de uma figura plana; calcular perímetros e áreas de figuras planas;
2.  Decompor figuras planas em diferentes formas geométricas; 3. Compor figuras planas a partir de formas geométricas diversas.
V – Tratamento da Informação: 1. Reconhecer o padrão de formação de uma sequência; determinar elementos de uma sequência a partir da determinação do seu padrão de formação; 2. Ler e interpretar tabelas e gráficos; construir tabelas;
3.  Aplicar técnicas de contagem (cálculo de possibilidades e número de elementos de um agrupamento).