APRESENTAÇÃO
Prezado aluno,
O material que você tem em mãos foi
elaborado para atender a todas as suas necessidades no que se relaciona ao
preparatório para o 6º ano do Colégio Pedro II.
Nosso material foi elaborado com base
no edital proposto e está dividindo em 2 seções:
I.
Exposição
dos conteúdos;
II.
Aplicação dos conteúdos.
Na segunda seção, você encontrará uma
série de questões relacionadas aos assuntos ministrados, por ordem de
dificuldade, do mais fácil para o mais complexo. As questões foram elaboradas
tomando por bases o modelo de questão proposto nas últimas avaliações do
presente concurso.
Antes, comecemos conhecendo o que
será cobrado na prova de Matemática:
I – Números:
1. Decompor um número
natural em diferentes classes e ordens; aplicar o conceito de valor posicional;
2. Ler,
escrever e ordenar números naturais ou fracionários (inclusive na forma
decimal);
3. Representar
frações; utilizar o conceito de equivalência
de frações; 4. Reconhecer quantidades expressas em porcentagem; relacionar a
parte e o todo em termos percentuais.
II – Operações: 1. Efetuar as operações de adição, subtração,
multiplicação e divisão com números naturais;
2. Efetuar as operações de adição e
subtração com números fracionários (inclusive na forma decimal);
3. Efetuar
operações de multiplicação na forma decimal; 4. Aplicar as quatro operações
fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), bem como suas
propriedades, na resolução de problemas; 5.
Utilizar os conceitos de múltiplo e divisor de um número natural, Mínimo
Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC) na resolução de problemas.
III – Medidas: 1. Utilizar as unidades de medida de comprimento, de
massa, de área e de capacidade mais usuais na resolução de problemas (sistema
métrico decimal);
2. Utilizar as unidades de medida de
tempo: milênio, século, década, ano, mês, semana, dia, hora, minuto e segundo;
3. Estabelecer
relações entre as unidades de medida de comprimento, de massa, de área, de
capacidade e de tempo, fazendo transformações entre as mesmas;
4. Identificar
a unidade de medida mais adequada a ser utilizada em determinada medição;
5. Operar
com o sistema monetário nacional em vigor.
IV – Espaço e Forma: 1. Aplicar os conceitos de perímetro e de área de
uma figura plana; calcular perímetros e áreas de figuras planas;
2. Decompor
figuras planas em diferentes formas geométricas; 3. Compor figuras planas a
partir de formas geométricas diversas.
V – Tratamento da Informação: 1. Reconhecer o padrão de formação de uma
sequência; determinar elementos de uma sequência a partir da determinação do
seu padrão de formação; 2. Ler e interpretar tabelas e gráficos; construir
tabelas;
3. Aplicar
técnicas de contagem (cálculo de possibilidades e número de elementos de um
agrupamento).