07/07/2011

ENEM agora é porta de entrada da Universidade Federal do Rio (UFRJ)

Mudança vale para o próximo processo seletivo.



Estudantes terão de se inscrever no SiSU para concorrer a vagas.



Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu nesta quinta-feira (30) que irá oferecer 100% das vagas do vestibular 2012 pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Os estudantes terão de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer a vagas.



A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário, com proposta do reitor Aloísio Teixeira. Participaram da reunião representantes de professores, alunos e servidores.



Do total de vagas, 30% serão destinadas para alunos de escolas públicas. Mas desde que a renda per capita familiar não ultrapasse um salário mínimo (R$ 545).



No vestibular 2011, a universidade ofereceu 9.060 vagas, sendo que 40% delas foram preenchidas pelo vestibular tradicional, 40% por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação e 20% também pelo SiSU, mas para candidatos optantes pelo sistema de cotas. Segundo a universidade, todos os candidatos ao vestibular 2010 tiveram de fazer o Enem.



Inscrições para o Enem se encerraram



As inscrições para a próxima edição do Enem se encerraram no dia 11 de junho. De acordo com o Ministério da Educação, 6.221.697 estudantes se inscreveram no Enem, que será realizado em 22 e 23 de outubro.



A decisão do conselho da UFRJ vai prejudicar os estudantes que não se inscreveram no Enem e que pensavam em fazer o vestibular da universidade, como aconteceu em 2010.



O Enem é usado por universidades públicas e privadas para o acesso ao ensino superior. Também pode ser usado para se obter a certificação do ensino médio.



Com a nota do Enem, o estudante se inscreve no SiSU e escolhe o curso e a universidade onde quer estudar - os interessados em cursar a UFRJ terão de buscar as vagas que serão oferecidas pela instituição dentro do sistema do MEC.



As universidades têm autonomia para usar o Enem, com quatro possibilidades de utilização:



Como fase única, com o SiSU; como primeira fase do vestibular; combinado com o vestibular da instituição ou como fase única para as vagas remanescentes.



Como é a prova do Enem



O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio:



- ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;



- ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;



- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;



- Matemática e suas tecnologias: matemática.



Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta.



As provas começam às 13h.



Em 22 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias.



No dia 23, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. As provas terão cinco horas e meia de duração. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.



O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.



Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio

Nenhum comentário: