25/02/2012

ENCCEJA: VOCÊ CONHECE?


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. O participante se submete a uma prova e, alcançando o mínimo de pontos exigido, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. O exame é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é opcional.

As certificações são feitas diretamente nas secretarias municipais e estaduais de educação que aderem ao exame. Assim, o participante deve entrar em contato com a secretaria de educação da sua região para obter o documento de sua certificação. As secretarias são as responsáveis pela forma e pelos critérios de utilização das notas, com autonomia para realizar as certificações. O participante do Encceja se inscreve em cada uma das áreas avaliadas, sendo que é possível obter certificação em cada prova.

Começar seu curso superior agora sem pagar nada??? VOCÊ PODE.



Os estudantes que pretendem obter o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2012 podem fazer a inscrição a qualquer tempo, pela internet. Elas ficam abertas ininterruptamente, ao longo do ano. Da mesma forma, os já atendidos pelo fundo devem providenciar a renovação semestral dos contratos formalizados até o segundo semestre de 2011. Isso deve ser feito até 31 de março próximo.


Os contratos do Fies são renovados semestralmente, por meio de aditivo ao documento original de financiamento. No aditamento (renovação) simplificado — com atualização apenas dos dados pessoais e do valor da semestralidade, sem impacto no valor total do contrato —, basta o estudante validar o pedido feito pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSA) e comparecer à instituição de ensino na qual estiver matriculado para assinar a renovação.

13/12/2011

Inscrições abertas PEDRO II 2012!

Em 2011 tivemos um grande sucesso de aprovação no Colégio Pedro II! 30% dos nossos alunos foram aprovados, sendo 100% de escola pública.
Agora é a sua vez!
Reserve já a sua vaga para o Preparatório Pedro II!

Início das aulas: 5 de MARÇO de 2012!.
Vagas limitadas!

As 10 primeiras inscrições terão 5% de desconto.
Em 2012:

  • Material especializado;
  • Aulas em multimídias;
  • Professores experientes;
  • e muito mais!
Para se inscrever:
  • Ligue: 3012 - 2801;
  • Mande um e-mail pelo FALE CONOSCO;
  • Ligue: 8050-6407.
NÃO PERCA TEMPO!

17/11/2011

CURSO EQUIPE EDROS: SUCESSO NA PRIMEIRA FASE DO PEDRO II 2011!

O CURSO EQUIPE EDROS mais uma vez mostrou que veio para ficar. Teve uma aprovação de 30% na prova de Matemática para o 6º ano do Ensino Fundamental. 90% dos aprovados são de escolas públicas.
Parabéns aos alunos que se dedicaram e conseguiram. Em breve mais detalhes dos Aprovados.

02/09/2011

Preparatório PEDRO II em Pleno Vapor em Realengo!

Alunos do 5º ano de Escolas Públicas e Particulares participam do Preparatório para o 6º do Colégio Pedro II, no CURSO EQUIPE EDROS em Realengo...

Veja as fotos:








19/07/2011

PROJETO ENEM INTENSIVO EM REALENGO! INSCRIÇÕES ABERTAS! VAGAS LIMITADAS

O CURSO EQUIPE EDROS está com inscrições abertas para o PROJETO ENEM INTENSIVO em Realengo.

As aulas acontecem aos sábados, de 9h às 17 horas, com professores experientes e formados nas melhores universidades. Temos todas as matérias!

Somente 20 vagas! Início 12 de agosto.

Ligue 3012-2801 / 8050-6407 e SURPREENDA-SE COM AS NOSSAS PROMOÇÕES!

Venha estudar com uma metodologia inovadora, criativa e completamente eficaz.

CURSO EQUIPE EDROS -  CONSTRUINDO AS BASES DO SEU SUCESSO!
Endereço: Rua Ribamar, 346 -  Realengo!

NÃO PERCA TEMPO! LIGUE JÁ!

07/07/2011

Entenda como são as provas do Novo ENEM

O novo Enem surge com uma grande missão: transformar e revolucionar o quase centenário vestibular. E mais, torná-lo a prova de avaliação unificada para ingresso nas universidades.




O novo enem terá sua base fundamentada no modelo matemático conhecido como TRI (sigla para Teoria da Resposta ao Item). Explicando, na prova - como em todas as avaliações - haverá questões mais difíceis e questões mais fáceis. Este novo modelo não concorda que ambas possam valer uma mesma pontuação. Por isso, o o TRI dá à cada questão individualmente uma matriz de valores em que se permita atribuir maior pontuação à questão com maior grau de dificuldade e menor pontuação às questões com menor grau.



Para isso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) fará nos próximos meses algumas simulações com alunos de dezenas de escolas objetivando encontrar e classificar as questões aplicadas numa grande matriz em seu banco de dados. Dessas simulações sairão uma matriz de pesos, a qual será aplicada sobre a prova do novo Enem. As questões serão, então, classificadas em fáceis, médias e difícieis. No momento da prova, os alunos não saberão qual questão vale mais ou menos. É por este motivo que um aluno que acertar menos questões poderá tirar uma nota maior que seu colega que tenha acertado mais. Outra consequência desse modelo matémático é que os alunos não terão mais uma "nota". Eles terão pontuação, número de acertos na prova. Apenas! Mas o Inep garante que todos os parâmetros avaliados e como feita a sua avaliação serão divulgados para que a avaliação fique clara para os alunos.



A avaliação via TRI levará em consideração a atenção e conhecimento dos alunos. Estarão sendo avaliados os seguintes eixos: a capacidade do aluno para enfrentar situações-problema; compreensão de fenômenos; domínio da linguagem; poder de argumentação e proposições de intervenção na sociedade. Ao sair o resultado, espera-se que o aluno saiba detectar diretamente suas competências e deficiências. Como? De novo o modelo matemático trará a resposta: através dos pesos das questões e classificação do aluno considerando os eixos citados anteriormente.



As matérias deixam de existir de forma separada. Agora, há um entrecruzamento uma interdisciplinaridade casando as ciências. A compreensão desse casamento estará sendo avaliada através dos pesos das questões que por sua vez estarão determinados em quatro matrizes que reunem o conteúdo que passa a ser tratado como: Linguagens, Código e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Cada matriz prevê que o aluno tenha 30 habilidades. Confira como será a matriz de habilidades.



O novo Enem espera avaliar a estruturação básica do conhecimento. Com isso, o Inep espera reduzir a diferença entre alunos mais favorecidos que teriam acesso à informações cada vez mais específicas, enquanto outros tantos não a teriam. Esse mecanismo garantiria uma isonomia na avaliação, permitindo que as escolas se comparem e se avaliem no contexto nacional.



Desde as discussões iniciais, o sistema tem recebido muito elogio pelo seu formato. Contudo, as críticas também surgem. E focam sobre o fato de ser uma mudança repentina, que valerá já para este ano. A ansiedade que as discussões estão causando nos alunos que prestarão a prova este ano é a principal consequência. Mas o Inep garante que a nova forma de avaliação não será nem mais fácil, nem mais difícil. E que, aquele que estiver preparado, não encontrará problemas com a avaliação.

ENEM agora é porta de entrada da Universidade Federal do Rio (UFRJ)

Mudança vale para o próximo processo seletivo.



Estudantes terão de se inscrever no SiSU para concorrer a vagas.



Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu nesta quinta-feira (30) que irá oferecer 100% das vagas do vestibular 2012 pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Os estudantes terão de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer a vagas.

15/04/2011

Conheças as principais Dificuldades de Aprendizagem

O papel do Professor Mediador


Autor: Wanderlea Santana de Oliveira

Ao ensinarmos ao aluno o conhecimento sistemático , ensinamos o que ele não pode compreender ou vivenciar sozinho. O ensino é fundamental na apropriação  e reelaboração dos conceitos cientificos e sociais . A aprendizagem obtida na escola é uma força poderosa que direciona o desenvolvimento. Na sua função de ensinar e aprender, a escola cumpre seu papel junto á sociedade.

A escola propulsiona mudanças nos sujeitos sociais sendo a mediadora do conhecimento .

É através da interação dialógica professor-aluno que esse conhecimento é organizado e sistematizado. Nesse processo, o aluno assume o papel de aprendiz ativo e participante.

O professor é responsável por socializar o saber a todos os alunos, lutando pela permanência de todos na escola, independente da origem. O professor mediador promove interações, trabalha a heterogeneidade com diálogo e respeito, desperta nos alunos a vontade de aprender num processo de descoberta, produção, troca e cooperação.

Essa perspectiva exige novos olhares, tanto de ponto de vista dos professores quanto dos alunos. O aluno vê o professor como parceiro na construção de seu conhecimento e precisa enxergar em sí próprio e os seus colegas como colaboradores.

A mediação pedagógica busca abrir um caminho à novas relações do aluno: com os materiais, com o próprio contexto, com outros textos , com seus companheiros de aprendizagem, incluindo o professor, consigo mesmo e com seu futuro.

"O grande desafio foi, e penso que continua sendo, em qualquer trabalho educativo, aprender a esperar o movimento do outro, o seu tempo de elaboração, e a respeitar as elaboraçãoes desse outro. [...] Resistir à tentação de impor o caminho que pareça melhor, não só aos nossos próprios objetivos, mas também para o(s) outro(s). E nesse jogo, a busca do equilíbrio entre evitar a imposição de autoritarismos, sem resvalar para uma postura de falsa neutralidade diante das contradições observadas. (FONTANA, 1996, p.38)"

O professor mediador não transmite conhecimento como se estivese pronto e acabado, favorece o encontro com  novos conceitos e contextos diversos. Ele faz sobressair o papel do aluno e o fortalece como sujeito na aquisição de seu conhecimento e objetivos, proporcionando-lhe elementos com os quais ele deverá trabalhar para crescer e se desenvolver como ser humano.
http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-papel-do-professor-mediador-3738990.html

Perfil do Autor

Wanderléa Santana de Oliveira e Maria Josiana Alves,Professoras da rede estadual de ensino.-Nova Olímpia-Mt

O professor como mediador do Saber

O papel do Professor Mediador


Autor: Wanderlea Santana de Oliveira

Ao ensinarmos ao aluno o conhecimento sistemático , ensinamos o que ele não pode compreender ou vivenciar sozinho. O ensino é fundamental na apropriação  e reelaboração dos conceitos cientificos e sociais . A aprendizagem obtida na escola é uma força poderosa que direciona o desenvolvimento. Na sua função de ensinar e aprender, a escola cumpre seu papel junto á sociedade.

A escola propulsiona mudanças nos sujeitos sociais sendo a mediadora do conhecimento .

É através da interação dialógica professor-aluno que esse conhecimento é organizado e sistematizado. Nesse processo, o aluno assume o papel de aprendiz ativo e participante.

O professor é responsável por socializar o saber a todos os alunos, lutando pela permanência de todos na escola, independente da origem. O professor mediador promove interações, trabalha a heterogeneidade com diálogo e respeito, desperta nos alunos a vontade de aprender num processo de descoberta, produção, troca e cooperação.

Essa perspectiva exige novos olhares, tanto de ponto de vista dos professores quanto dos alunos. O aluno vê o professor como parceiro na construção de seu conhecimento e precisa enxergar em sí próprio e os seus colegas como colaboradores.

A mediação pedagógica busca abrir um caminho à novas relações do aluno: com os materiais, com o próprio contexto, com outros textos , com seus companheiros de aprendizagem, incluindo o professor, consigo mesmo e com seu futuro.

"O grande desafio foi, e penso que continua sendo, em qualquer trabalho educativo, aprender a esperar o movimento do outro, o seu tempo de elaboração, e a respeitar as elaboraçãoes desse outro. [...] Resistir à tentação de impor o caminho que pareça melhor, não só aos nossos próprios objetivos, mas também para o(s) outro(s). E nesse jogo, a busca do equilíbrio entre evitar a imposição de autoritarismos, sem resvalar para uma postura de falsa neutralidade diante das contradições observadas. (FONTANA, 1996, p.38)"

O professor mediador não transmite conhecimento como se estivese pronto e acabado, favorece o encontro com  novos conceitos e contextos diversos. Ele faz sobressair o papel do aluno e o fortalece como sujeito na aquisição de seu conhecimento e objetivos, proporcionando-lhe elementos com os quais ele deverá trabalhar para crescer e se desenvolver como ser humano.
http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-papel-do-professor-mediador-3738990.html

Perfil do Autor

Wanderléa Santana de Oliveira e Maria Josiana Alves,Professoras da rede estadual de ensino.-Nova Olímpia-Mt
 

14/04/2011

Nova Ortografia: Jogo prático para tirar todas as suas dúvidas!


Em janeiro de 2009 entrou em vigor a Nova Ortografia da Língua Portuguesa. Muitas pessoas ainda continuam com muitas dúvidas sobre o que mudou e o que ainda continua.


Neste pequeno e simples jogo você poderá tirar todas as suas dúvidas.

25/01/2011

Prazo para Inscrição no ProUNI termina nesta terça-feira.


As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) terminam às 23h59 desta terça-feira (25). O programa do Ministério da Educação que distribui bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas foi aberto na última sexta-feira

O ProUni distribui bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas. São oferecidas no ProUni 123.170 bolsas, sendo 80.520 bolsas integrais e 42.650 bolsas parciais (de 50%) em cerca de 1.500 instituições de ensino superior.  Segundo o MEC, o programa registrou, até as 12h desta terça-feira (25), a inscrição de 886.594 .

26/07/2010

Renove-se



Algumas vezes em nossa vida nossos sonhos parecem já ter sido vividos por alguém. Sentimo-nos sozinhos, mesmo estando juntos a uma multidão. Nesses dias , as nossas forças desvanecem , a nossa coragem desaparece e todos os nossos projetos aludem ao fracasso. Isso acontece com toda as pessoas.         


  Não somos , certamente , os únicos do mudo que temos desafios  a serem vencidos, não estamos sós nesse mundo de frustrações , perdas e dores, mas existe, sempre, uma porta que se abrirá quando acharmos que não mais lutaremos.

21/04/2010

Crianças Hiperativas e Desatentas: Como ajudá-las?



Nos últimos anos estamos vivendo um processo de “deseducação” em sala de aulas. Alunos cada vez mais violentos, que acham ter o domínio de todas as coisas. De um lado estão os professores que já não sabem mais o que fazer para que esses alunos queiram aprender. Do outro lado os alunos, desinteressados, violentos e mal educados.

No entanto, não podemos rotular todos os alunos como rebeldes, inquietos e mal educados. É preciso avaliar o que leva o aluno a ter um comportamento desagradável, a fim de que não rotulemos um aluno TDAH como um aluno malandro.


07/04/2010

Depois da chuva, aulas suspensas


Cerca de 1,2 mil estudantes de Coronel Bicaco, no noroeste do Estado, tiveram de ficar em casa ontem depois do temporal que atingiu a cidade na tarde de terça-feira. Os alagamentos chegaram a deixar quase mil pessoas desalojadas e destruíram casas de pelo menos 40 moradores. Se não voltar a chover hoje, as aulas devem ser retomadas normalmente nas 12 escolas municipais e uma estadual afetadas.

Na terça-feira, por volta das 8h, caiu granizo no município, mas sem provocar estragos. Depois, começou a chover. Entre o meio-dia e as 15h, a precipitação foi mais intensa. Uma unidade de recebimento de grãos do município contabilizou 180 milímetros de chuva nessas três horas, o que provocou alagamentos do Arroio Faxinal e do Rio Paiol.

15/03/2010

Para rir.... crônicas engraçadas!

Minha mulher e eu temos o segredo para fazer um casamento durar:
Duas vezes por semana, vamos a um ótimo restaurante, com uma comida gostosa, uma boa bebida e um bom companheirismo. Ela vai às terças-feiras e eu, às quintas.

Educação Brasileira, estamos no caminho certo?



Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa poder ter acesso a essa escrita, significa construir uma resposta que integra parte das novas informações ao que já se é. (foucambert, 1994)